quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como lidar com as críticas.






Este texto faz parte da coluna do Blog Empreendemia feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.

Exceto Chuck Norris, todo mundo tem algum medo. Os empreendedores, por exemplo, tem muito medo de ter seu trabalho criticado.
No nosso caso não poderia ser diferente, nós não gostamos de receber críticas. Porém, sabendo que críticas serão inevitáveis, seguem algumas atitudes que tomamos para não nos abalarmos com os reclamões.

Lidar com críticas faz parte do dia-a-dia do empreendedor

Sempre tem alguém pra reclamar

Saiba que as críticas são inevitáveis

Principalmente quando se fala sobre redes sociais, a maioria das empresas morre de medo do que vão falar sobre ela. A grande questão é que o problema é justamente não ter ninguém falando sobre a empresa.
Se você é relevante, tenha certeza absoluta de que as críticas irão aparecer e isso é um bom sinal. Na primeira vez que recebemos um comentário nos criticando a reação foi “Que *%&*¨#!”. Depois de refletir um pouco, o pensamento foi “Caramba, alguém que não é nosso amigo nem familiar está lendo o blog. Estamos crescendo!”.
Existindo pessoas falando muito bem sobre sua empresa, não há motivo para desespero com as críticas.

 

Conheça os tipos de críticas que poderão vir

É importante se preparar para os 3 tipos de pessoas que irão te criticar.

1. Crítico construtivo
Esse é o cara que te dará sugestões de melhoria querendo o seu bem. Ele é seu entusiasta e torce muito pelo seu sucesso.

2. Cliente insatisfeito
O cliente está insatisfeito por um motivo muito simples, seu produto/serviço o deixou na mão. Os graus de insatisfação e nervosismo podem variar, mas o que importa é que esse cliente tem razão em estar insatisfeito.

3. Imbecil
Na internet esse cara é chamado de Troll, por nós ele é chamado de imbecil. O imbecil é aquela pessoa que vai deixar um comentário anônimo te xingando sem nenhum motivo. Pode ter certeza que você reconhecerá um imbecil quando o vir.
Nos 2 primeiros casos existe uma solução muito simples, tome vergonha na cara e resolva o problema. Após o problema ser resolvido essas pessoas ficarão muito felizes e se tornarão seus entusiastas.
No caso do imbecil, a solução é ignorá-lo. Apesar de não ser fácil, existe uma técnica secreta para fazer isso.

 

 

Um exemplo real (Equipe empreendemia)

Em junho fizemos uma palestra muito bacana sobre redes sociais para empreendedores .
No dia seguinte, um típico imbecil começou a deixar comentários aqui no blog e mandou vários Twitts falando que nossa palestra foi inútil.
É lógico que o sangue ferveu e deu muita vontade de responder o imbecil  à altura, mas preferimos seguir os ensinamentos de Robin Williams no filme Uma Noite no Museu.


Após uma troca de tapas, ocorre o seguinte diálogo:

- Por que você está batendo no macaco? – disse o sábio Robin Williams.
- Ele me bateu primeiro! – retrucou o guarda.
- Me diz uma coisa, quem é o evoluído? – perguntou Robin.
- Mas ele me bateu primeiro! – repetiu o guarda.
- Vou te perguntar mais uma vez, quem é o evoluído?


Conclusão

Ignorar os imbecis não é fácil, mas com certeza te ajudará a manter sua sanidade e focar nas pessoas importantes, seus entusiastas. Para fechar esse artigo em alto estilo segue uma frase que representa muito bem essa questão:
“Aqueles que andam na luz não precisam se preocupar com o que acontece na escuridão”.
Citação do livro How to Change The World




Um grande abraço, que Deus lhe abençoe e até a próxima publicação.
                                                                                    por Marcio Oliveira..

Nenhum comentário:

Postar um comentário